Como Postos de Combustível se tornaram Postos de Serviço

(tempo de leitura: 5 minutos)

A Arla Fácil esteve no evento De Revendedor para Revendedor e hoje preparamos para você o resumo da palestra Postos de Combustível vs Postos de Serviço, ministrada por Fabiano Gouveia, diretor da Rede de Postos G4, localizada na cidade de São Paulo.


Gouveia contou um pouco sobre a evolução que transformou postos de combustível em postos de serviço, associando esse fato à transformação no hábito de compra dos consumidores.


Segundo o diretor, o nicho de postos passou por 3 fases principais que se diferenciam principalmente pela forma de compra/venda e o mix de produtos ofertados. 

Fase 1: Essa fase marca o início do mercado de postos de combustíveis. Nessa época a quantidade de estabelecimentos e carros ainda não era alta, também não existia uma diferenciação entre um negócio e outro, desse modo, os clientes escolhiam o posto como critério a simples disponibilidade do combustível que iriam consumir.


Fase 2: O aumento das vendas de veículos automotores trouxe consigo a ampliação do mercado. Essa popularização fez com que o número de postos abertos aumentasse consideravelmente, oferecendo aos clientes a possibilidade de escolher em qual posto iriam abastecer seus veículos.


Logo, os consumidores que só buscavam pela disponibilidade dos produtos começaram a ficar mais sensíveis aos valores que precisavam desembolsar, desencadeando uma verdadeira guerra de preços dentro do mercado. 

Essa alta na concorrência proporcionou outra grande mudança, uma vez que os preços se equipararam e os donos de postos tiveram que buscar outras fontes de renda para compor seus lucros. Assim surgiram os primeiros minimercados e serviços de manutenção em veículos dentro do próprio posto mas ainda os espaços e negócios paralelos ao posto não eram pensados e otimizados.

Fase 3: A ideia de oferecer facilidades para o cliente dentro dos postos se disseminou e ganhou novos adeptos. Novamente a concorrência modificou a visão dos consumidores sobre suas necessidades e em pouco tempo os minimercados viraram lojas de conveniência e os postos de combustível se transformaram em postos de serviços.

Segundo Gouveia, é possível observar que o preço deixou de ser o ponto de maior relevância para o consumidor dando lugar à qualidade do produto ou serviço oferecido somado a comodidade na hora da compra.


Desse modo, diretores e gerentes têm buscado soluções com uma boa relação de custo benefício aplicado ao mix de produtos, visando sempre uma modelagem que ofereça facilidade para o cliente e lucratividade para a empresa.


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