Mantendo a lucratividade em tempos de baixa - Parte 1/2

(tempo de leitura: 5 minutos)

A Arla Fácil esteve no evento De Revendedor para Revendedor que aconteceu em São Paulo e hoje traremos para você um resumo da palestra do diretor do Posto Maracanã no Maranhão, o sr. Tavares de Lima.


Sua apresentação foi tão impactante que decidimos dividi-la em dois artigos, ambos trazendo uma grande história de empreendedorismo e superação, onde ele conta como encarou o desafio de aumentar a competitividade do seu negócio mantendo suas margens de ganho em altos níveis. 

Hoje falaremos do primeiro grande desafio do empresário que foi a inauguração do seu posto em 1997.



Segundo Tavares, esse processo de abertura gerou muitas dúvidas, pois ele já trabalhava com transporte de cargas, conhecia há algum tempo o público caminhoneiro e sabia que o mercado de postos apresentava 2 peculiaridades.



A primeira delas é que na época era comum encontrar nas rodovias brasileiras postos de combustível servindo de local para a prostituição e o tráfico de drogas, situação contrária aos princípios do empresário.



A segunda é que a alta concorrência do mercado de combustíveis obriga os postos a trabalhar com margens muito baixas e a situação fica ainda mais séria quando o posto em questão apresenta fornecedores que não oferecem os melhores preços.

Era exatamente esse o cenário que ele teve que encarar ao assumir as responsabilidades do negócio.



Seu concorrente era uma rede de 12 postos que não trabalhava com margens altas e por esse motivo precisou encontrar formas de conquistar mais clientes mantendo o valor do combustível, afinal, um corte nos preços poderia levar ele e seus concorrentes à falência.


Para isso, Tavares de Lima buscou entender quais mudanças ele poderia implementar no próprio posto para justificar esse preço mais alto. A solução foi encontrar formas de aumentar o valor percebido por seus clientes.


Pensando em priorizar a qualidade, o Posto Maracanã começou implementando produtos e serviços que pudessem ser complementares ao seu fornecimento, buscando a maior comodidade e conforto para as pessoas que transitavam em seu estabelecimento. Passou então a prestar serviço de recapagem de pneus que depois de várias negociações com fabricantes se tornou revenda de pneus novos.



Outra tática interessante foi a cobrança pela utilização dos banheiros que passaram a oferecer mais higiene e do estacionamento que passou a contar com mais segurança, principalmente nos períodos da noite.

Com esses simples incrementos nos serviços o diretor viu suas vendas de diesel subirem de 1 milhão de litros em 2010 para 3 milhões em 2014, uma alta de aproximadamente 50% ao ano.



Esse primeiro desafio do Posto Maracanã nos ensina duas lições muito importantes não só para o mercado de postos de combustível, mas para todas empresas.



A primeira é que os produtos complementares impactam diretamente nas vendas dos produtos principais.



A segunda é que não importa o quão simples ou complexo seja aquilo que você oferece, se você leva em consideração a necessidade do cliente e soluciona o problema dele com qualidade o sucesso é inevitável.



Além dos nobres princípios do sr. Tavares esse é outro valor que a Arla Fácil se orgulha em partilhar junto ao diretor.



Mais do que máquinas de fabricação de Arla 32, o foco da nossa empresa é tornar os nossos parceiros mais competitivos, possibilitando que eles concorram ao mesmo nível de grandes marcas, mantendo margens e qualidade sempre altas.

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Semana que vem vamos falar como Tavares passou pela crise econômica brasileira sem baixar o preço do produto. Não perca!



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