Postos de Serviço - Como crescer em um mercado competitivo

(tempo de leitura: 5 minutos)

O mercado de combustíveis é famoso por sua concorrência acirrada e pela intensa disputa por preços.


Em um ambiente tão competitivo, você já parou pra pensar nos fatores que fazem algumas empresas crescerem enquanto outras tantas se mantem estagnadas?


Esse foi o tema abordado pelo diretor do Posto 214 Sul, Daniel Benquerer, ao palestrar no evento De Revendedor para Revendedor (entenda o que foi o evento clicando aqui).


Em seu discurso, Benquerer contou aos presentes sobre sua rotina de trabalho nesses mais de 10 anos de experiência à frente do seu posto de serviços e como tem encarado o desafio de aumentar constantemente o faturamento do seu negócio utilizando a inovação e a comunicação com os clientes para melhorar os produtos e serviços oferecidos.

Segundo ele, focar no preço do combustível não é a única forma de melhorar seus resultados, o que faz um posto ter sucesso é a forma que seus gerentes e diretores encontram para entregar maior valor aos clientes e diferenciar sua marca das demais.


Em sua palestra, ao ser questionado sobre sua estratégia de preços essa foi a resposta que ele deu aos presentes:


“Gasolina comum eu igualo e todos os outros produtos eu diferencio. Eu estou preocupado em valorizar a rotina do cliente. Minha missão é facilitar a rotina do motorista. A gasolina é só um ponto.”



De fato, nesse ou em qualquer outro mercado, não é possível apontar uma fórmula mágica de crescimento que faça seu faturamento dobrar do dia pra noite. É o trabalho duro que pode proporcionar esse tipo de resultado ao seu negócio.


Porém quando o assunto é crescimento em um mercado competitivo, além de trabalhar duro é preciso trabalhar com eficiência, entendendo as necessidades específicas dos clientes, criando formas inovadoras e seguras de resolver esses problemas, medir a efetividade de cada ação e corrigir o que for preciso de forma rápida.



Para fugir dessa padronização constante na forma de vender, muitos postos têm procurado novas parcerias como modo de diversificar suas fontes de renda e aumentar seus ganhos.

O diretor da 214 Sul conta sobre os diferentes tipos de conveniência que vem agregando em seu ponto de venda. Além dos tradicionais serviços voltados a manutenção de veículos o posto também conta com uma barbearia, um salão de beleza feminino, uma pizzaria e um serviço de entregas 24h, todos terceirizados.



Desse modo a empresa agrega maior valor ao seu cliente e à sua marca sem a necessidade de dividir sua atenção entre vários negócios, podendo focar naquilo que é mais importante para a empresa: trazer clientes para o posto e fazer com que eles consumam cada vez mais.

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